Total de visualizações de página

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Timidez



Timidez pode desencadear problemas psicológicos
A timidez é uma inibição que ocorre em momentos de comunicação com outras pessoas que pode ou não provocar alterações físicas, como aceleração dos batimentos cardíacos, mãos geladas, aceleração da respiração, suor nas mãos, frio na barriga e outras. Uma pessoa tímida se preocupa com suas atitudes e reações e o que essas podem provocar em outras pessoas. Muitas vezes essas preocupações são geradas pelo sentimento de impotência, medo de falar ou agir próximo a outras pessoas.
Tais situações caracterizam a princípio a timidez, mas também pode caracterizar o início de um ciclo que pode ou não ocorrer:
Timidez específica: Ocorre quando o tímido se inibe em determinadas situações ou em proximidade de determinadas pessoas.
Timidez crônica: Ocorre quando o tímido já não se aproxima de ninguém, não faz amigos e nem fala com estranhos.
Fobia social: Ocorre quando o tímido já nem consegue exercer suas atividades rotineiras por simples medo de se expor.
Agorafobia: Ocorre quando o tímido já demonstra pavor em permanecer em locais abertos e em meio a muitas pessoas. Nesse período é necessário tratamento terápico.
Síndrome do pânico: Ocorre quando o tímido apresenta ataques de pânico que podem ser provocados por ansiedade e vergonha. Nesse estágio, o tímido já associou uma série de elementos psicológicos que se aglomeram, nesse caso o indivíduo necessita de tratamento.
A princípio, uma pessoa tímida não compromete significativamente sua vida, mas se perceber qualquer alteração de comportamento deve procurar auxílio psicológico para controlar tais alterações e impedir o agravamento da situação. O apoio psicoterápico é importante para que o tímido conheça e entenda suas inseguranças e medos e para que tenha controle sobre eles.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário