Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Estácio de Sá


?/?/1520, (?), Portugal
20/2/1567, Rio de Janeiro
[creditofoto]
Alegoria da morte de Estácio de Sá, em 20 de fevereiro de 1567. Quadro de Antônio Parreiras
Quem se depara com a natureza exuberante da cidade do Rio de Janeiro dificilmente pode imaginá-la palco de lutas ferozes. No entanto, a cidade maravilhosa foi fundada por Estácio da Sá sob a marca dos combates entre franceses, índios e portugueses.

Descendente de nobres, Estácio de Sá era sobrinho do terceiro governador-geral do Brasil,Mem de Sá. Diante da situação vulnerável daColônia, a rainha de Portugal, dona Catarina, nomeou Estácio de Sá capitão de uma armada destinada a expulsar os franceses da costa brasileira.

No final de 1563, a armada de Estácio de Sá chegou à Bahia, dirigindo-se depois ao Espírito Santo. Em fins de fevereiro de 1565, a frota fundeou no litoral do Rio de Janeiro, mandando buscar reforços dos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, em São Vicente.

Diante da intensificação dos conflitos entre índios e portugueses, Estácio de Sá resolveu deslocar-se para São Vicente, onde ficou cerca de nove meses.

No dia 1o de março de 1565, a frota de Estácio de Sá desembarcou no Rio de Janeiro, fundando a nova cidade junto ao morro do Pão de Açúcar, com o objetivo de expulsar os franceses, que já ocupavam a área havia dez anos.

No dia 6 de março, os portugueses sofreram o primeiro ataque dos índios tamoios, aliados dos franceses, e em 1 de julho de 1565 participaram da primeira luta naval entre tamoios e portugueses.

Estácio de Sá recebeu reforços do governador-geral Mem de Sá em 1567. No dia 20 de janeiro, num ataque às paliçadas inimigas, foi ferido por uma flecha, morrendo um mês depois. Seu corpo foi enterrado na capela de São Sebastião, onde permaneceu até 1583, quando foi trasladado para o morro do Castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário