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terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Samba-Enredo



Bateria e integrantes devem se apresentar de forma harmônica
Dentre os quesitos apresentados por uma escola de samba durante o carnaval, o mais importante deles é o samba-enredo, onde conta-se de forma resumida a história que a agremiação apresentará.
Surgiu no Rio de Janeiro, em meados de 1930, através da apresentação de uma escola de samba que levou a novidade para a passarela. O sucesso foi tão grande que as outras agremiações aderiram ao modelo.
A escolha do samba-enredo é feita através de concursos internos nas escolas, onde são apresentadas as músicas. Mas a escolha do samba é feita pelo público ouvinte, ou seja, os próprios integrantes da escola. Muitas vezes, quando dois sambas disputam a classificação, os dirigentes optam por fundir os mesmos, a fim de conseguir melhores resultados, uma cadência mais harmoniosa e rica.
A letra do samba-enredo pode ser interpretativa ou descritiva, sendo que a descritiva apresenta o assunto com riqueza de detalhes. A melodia deve ser alegre e contagiante, com características marcantes, próprias da escola que se apresenta, além do bom gosto quanto à articulação da letra.
É importante que a harmonia da melodia facilite o canto, pois dessa forma promove o aprendizado da letra e contagia o público, que canta fervorosamente, tornando o espetáculo mais bonito.
Caso ocorra pane no carro de som, durante a apresentação de alguma escola de samba, os integrantes serão os responsáveis por puxar o samba até o final do desfile, em total harmonia com os batuques da bateria, para garantir que não percam pontos. Na verdade, uma pane no carro de som não causa perda de pontos, mas se os integrantes não assumirem o papel de puxadores, isso acarretará tais perdas.
Por isso, é importante que todos os componentes participem dos ensaios, a fim de sustentar a escola caso haja problema na hora do desfile. A harmonia e a integração se tornam perfeitos quando o grupo está bem ensaiado.
Dos sambas-enredo, serão avaliados pelos jurados: a letra, a adequação da mesma ao enredo, o bom gosto e a riqueza poética, o entrosamento dos versos com as melodias, o ritmo integrado à letra, a harmonia musical, a facilidade da letra e da música, dentre outros.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

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