Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Homofobia



Bandeira dos homossexuais
Homofobia é o termo utilizado para nomear qualquer tipo de discriminação e/ou aversão aos homossexuais. No sentido mais profundo da palavra, homofobia ainda significa medo que uma pessoa pode ter de se tornar um homossexual. Dessa forma, pode-se perceber que o termo é um neologismo. 

Existem várias ramificações que justificam a homofobia. Algumas pessoas encaram a homofobia como uma manifestação semelhante ao racismo onde as pessoas se limitam às imposições da sociedade e não são abertas ao novo e outras já vêem a homofobia como um problema do século que contradiz os ensinamentos recebidos pela sociedade, pela família e pela religião. 

Uma pessoa pode até não concordar com a homossexualidade, mas a partir do momento em que um ser humano, independente de sua cor, raça, credo ou sexo, é discriminado por ser homossexual, surge então o ato homofóbico. Atribui-se a ele a injúria, difamação, gestos e mímicas obscenas, antipatia, ironia, sarcasmo, insinuações e qualquer outra forma de criticar e banalizar o homossexual. 

Em relação ao medo de se tornar homossexual muitas pessoas tentam o suicídio, tentam mudar sua orientação sexual, possuem baixa auto-estima, comportamento compulsivo, afastamento da família, busca refúgio em substâncias como álcool, desconfiança, autocrítica entre outras. 

Há uma grande polêmica entre homossexualidade e religião, pois a Bíblia (livro utilizado pelo cristianismo) condena o ato homossexual e isso gera grande revolta nos homossexuais. Ainda existem outros grupos, independentes de religião, que não aceitam os homossexuais e por isso praticam crimes contra os mesmos, chegando até a tirar-lhes a vida.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Um comentário:

  1. Conviver com a diferença é, no discurso, a proposta de uma escola moderna e democrática. O texto não mostra isso. Conviver com a diferença quer dizer aceitar o outro como ser humano igual, porque ninguém é igual a ninguém. Todos temos diferenças que nos definem e fazem ser quem somos. A beleza do povo brasileiro é que ele sempre conviveu com a diferença das etnias. O mundo nos faz hoje ter mais diferenças, isso é bonito e enriquece o ser humano.

    ResponderExcluir