Tema:
“... Restou ITAOCARA no meu verso
“Ficou ITAOCARA no meu canto.” ( Nicolau Mary)
Os textos, que poderão ser poesias, prosas, crônicas, sonetos, contos e de outras vertentes, deverão se remeter ao tema do Concurso: “Uma homenagem à Itaocara”.
Objetivos:
O Festival de Poesia tem o objetivo de fomentar a leitura e a produção textual dos estudantes de Itaocara e da população em geral, homenageando Itaocara e suas personalidades, valorizando e descobrindo potencialidades artísticas. A literatura pode abrir possibilidades múltiplas e é fundamental para o pleno desenvolvimento humano. O Brasil tem um índice muito baixo da relação de quantidade de livros lidos por habitante. Portanto, a ideia é fomentar através da Secretaria de Educação do município, com parcerias nas redes estadual e particular, o interesso da nossa juventude pela leitura e pela descoberta do maravilhoso mundo do deleite literário! Quem escreve, lê e quem lê, tem mais consciência, tem mais inteligência.
Das Modalidades:
O concurso de poesia será dividido em três modalidades:
I – dos estudantes das redes estadual, municipal e particular do 5º ao 9º ano;
II – dos estudantes das redes estadual, municipal e particular do Ensino Médio;
III – aberto ao público em geral.
Das Inscrições:
A inscrição será do dia 09 ao dia 20 de setembro, e para efetuá-la serão necessários os seguintes dados:
I – Nome completo do participante;
II – Data de nascimento;
III – Nome do responsável, escola e série: (no caso de estudantes);
IV – Endereço;
V – E-mail e telefone.
Local das inscrições:
No caso dos estudantes as inscrições deverão ser feitas nas próprias escolas, que irá encaminhá-las à Secretaria de Educação.
No caso da modalidade aberta ao público, as inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Educação das 15:00 às 18:00h. Não serão cobradas taxas de inscrição ou de qualquer natureza.
Do Concurso:
O texto deve se remeter ao tema, sendo automaticamente desclassificado o texto que não estiver relacionado.
Do Julgamento:
Artigo 11: Será constituída uma Comissão Julgadora formada por 5 integrantes, de reconhecido conhecimento literário. Os textos terão que ter, necessariamente duas cópias, uma assinada e com os dados solicitados acima e outra apenas com o texto, para evitar a identificação do autor do texto pelos membros da comissão julgadora, garantindo total imparcialidade no julgamento. Os critérios de avaliação serão definidos por esta Comissão, e deverão contar, dentre outras coisas com:
I - adequação da poesia ao tema.
II- criatividade.
III- Avaliação do uso correto da norma culta da Língua Portuguesa.
Da Premiação:
Serão Premiados os 3 primeiros colocados de cada categoria.
Os primeiros colocados ganharão 1 (um ) Tablet;
Os segundos colocados ganharão 1 (uma) Bicicleta;
Os terceiros colocados ganharão 1 (um) livro clássico da literatura brasileira.
O melhor intérprete de cada categoria também receberá premiação (brinde surpresa).
Cerimônia de Premiação:
A cerimônia de premiação será realizada dia 04 de outubro, às 18 horas, na Concha Acústica de Itaocara.
Para concorrer ao prêmio de melhor intérprete quem deverá fazer a interpretação será o próprio autor do texto. Na eventualidade do autor do texto optar por não fazer a declamação, o mesmo poderá indicar um intérprete de sua livre escolha que não concorrerá ao prêmio de melhor intérprete.
Disposições Gerais:
O participante será excluído automaticamente do concurso nos casos de descumprimento às normas do concurso, de fraude, plágio ou similares.
A autenticidade do trabalho é de inteira responsabilidade do participante.
As decisões da Comissão Julgadora serão consideradas soberanas e irrecorríveis, contra a qual não caberá nenhuma espécie de reavaliação ou recurso.
A realização da inscrição representa autorização irrevogável do participante e seu responsável para que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, divulgue por qualquer meio o texto, enviado e a imagem do participante. As cessões e autorizações aqui mencionadas não terão limites de tempo ou geográficos, e não estará vinculada a qualquer tipo de remuneração ou pagamento, sendo devido unicamente ao participante, autor da criação, a premiação do concurso.
Casos Omissos:
Os casos omissos neste regimento serão dirimidos pela Comissão Organizadora do Evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário