Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ansiedade


A ansiedade é um mal-estar que está ligado a sentimentos de medo, tensão e perigo. Pode ser desenvolvida durante a infância, em que a criança se torna carente e insegura; pode ser de origem genética ou pode ser desencadeada pela dificuldade de aceitar o novo. Seus sintomas são: taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, aumento do desejo de urinar e defecar, cefaleia, dor no estômago, transpiração excessiva, entre outros.
A ansiedade é o início de algumas doenças psicológicas que necessitam de tratamentos e cuidados especiais. A síndrome do pânico caracteriza pessoas com pavores exagerados, decorrentes de situações imaginárias, como ter medo de morrer de repente, de passar mal e não ser socorrido e outros.
A ansiedade generalizada caracteriza pessoas com sentimentos contínuos de desespero, aflição, susto e inquietação. As fobias também são formas de expressar a ansiedade. Nosso sistema nervoso central necessita de situações confortáveis e seguras para transmitir sensações de bem-estar.
Quando este recebe situações de perigo, causando medo, acontece o estado ansioso que também pode ser desencadeado por pessoas desequilibradas emocionalmente quando estão em contato com algo novo ou com situações inesperadas ou desconhecidas. Em estágios ansiosos, os pensamentos se tornam acelerados causando grande confusão mental, ineficiência de ação e aumento da sensação de perigo.
 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário